Todos os artigos de Cercimira-online

Férias Coloridas #4 – Relato do Turno 1

Eis o relato da primeira semana da Colónia de Férias da CERCIMIRA, na voz da nossa querida Cliente Sílvia Caetano:

No dia 28 de Agosto de 2021 começámos a viagem da CERCIMIRA até ao destino Algarve Portimão.  Chegamos ao destino comemos e devido a esta situação que vivemos não foi possível sair para visitar o Centro Histórico. Para combater esse hábito nós estivemos a tratar das coisas para o dia seguinte.

Domingo dia 29 fomos até a Praia da Rocha, foi bom, mas como o tempo estava desagradável e à tarde estava tanto vento que os guarda-sóis voaram quase todos foi por isso que fomos mais cedo para casa e desfrutámos da piscina que foi muito fixe, toda a gente gostou. A noite jantámos e fomos visitar o Centro de Portimão a Marina de Portimão.

No dia seguinte segunda-feira dia 30 fomos à Praia dos 3 Irmãos, foi muito bom estava a bandeira verde. Fomos todos dar mergulhos. Conseguimos comer uma bola de Berlim, os nossos almoços na praia tinham de ser simples e práticos. Para ser uma tarde divertida jogávamos as cartas ao Uno com os nossos colegas e foi muito engraçado. Esta praia é boa, mas infelizmente não tem a cadeira anfíbia. Mesmo assim o Luís Garrucho e a Patrícia foram à água com algumas aventuras. Depois do jantar, que era sempre sopa e um segundo prato que era peixe ou carne, nós fomos visitar a Marina de Vilamoura. E tirámos fotografias no bar do Figo, a chamada Foto da Praxe. E depois viemos para a Pousada dormir porque já era tarde.

Na terça-feira dia 31 da parte da manhã fomos visitar o Zoo de Lagos foi muito bonito, vimos muitos animais invulgares e bonitos. Almoçámos por lá no parque do Zoo, foi panado com pão, alface, tomate, molhos, sumos e batatas fritas. Após o almoço regressámos a Pousada de Juventude e fomos a piscina molhar os pés. Depois estivemos a descansar e lanchamos por lá, bolachas de chocolate e sumo. A noite como estávamos cansados porque o dia foi muito cansativo ficamos na Pousada e assim nós adiantámos o almoço para o dia seguinte e depois vimos as nossas novelas e depois fomos deitar.

Na quarta-feira dia 1 de Setembro com estava o tempo de chuva fomos de manhã visitar o Museu de Portimão e foi muito bonito e havia muitas galerias depois viemos almoçar na Pousada. A tarde como abriu o tempo fomos até a Praia do Carvoeiro. Comprámos uma boia. Foi muito fixe, mas foi pena de não haver bolas de Berlim. Chegado mais tarde a praia resolvemos desfrutar até mais tarde com a boia. E nessa tarde cada um fez um tic toc com a nossa animadora e foi muito engraçado. Depois fomos embora para comer feijoada. Após o jantar fomos visitar a cidade de Lagos. Fomos caminhar no Centro Histórico de Lagos. Vimos a Marina de Lagos e foi muito bonito, depois regressámos a Pousada de Juventude para ir dormir porque já era tarde.

Hoje quinta-feira dia 2 fomos a Praia da Batata foi muito fixe, fomos todos a água divertimo-nos imenso, o Luís Garrucho andou na cadeira anfíbia e a Patrícia tomou conta da nossa boia nova. A seguir finalmente conseguimos comprar umas bolas de Berlim para comermos porque era muito raro encontrar. Mais tarde fomos para a Pousada de Juventude, tomámos banho, jantámos e fomos sair até a Armação de Pêra para visitar. Mas quando nós chegámos lá tivemos uma grande surpresa, estava uma enchente de gente e nós resolvemos ir para a Pousada jogar o jogo Party e Co, um jogo de pares e foi muito divertido.

Hoje como foi o penúltimo dia aproveitámos os nossos últimos cartuchos fomos de manhã a Praia de Porto Mós tinha cadeira anfíbia, mas infelizmente o pessoal não era o mais indicado para fazer o transporte do Luís Garrucho na água. Foram pouco simpáticos. Ao meio-dia comemos pizzas e seguidamente fomos andar de barco no Cais de Portimão. O passeio foi muito agradável, ventoso e uma experiência única. Os senhores foram muito simpáticos e atenciosos. Após o passeio nós lanchámos por lá e depois fomos para a Pousada. Apôs o regresso do Cais fomos arrumar as nossas tralhas para amanhã regressar à nossa tão agradável CERCIMIRA.

No sabádo dia 4 de setembro fomos embora de viagem, destino CERCIMIRA.  Ao meio-dia parámos numa estação de serviço e comemos cachorros e sumo. E de seguida continuámos o nosso percurso. No geral a Pousada tinha boas condições e o pessoal trabalhador mostrou-se sempre preocupado e muito atencioso. Também agradecemos às pessoas que nos faziam as refeições, no Restaurante Tasquinha, que eram uma delícia.

Agradecemos à Direção por ter convidado a nossa Animadora, que foi muito bom ter vindo  e mostrou-se muito animada, contente e atenciosa. Para o ano se a Direção achar que precisa de uma Animadora para as Férias, poderá convidar a Animadora Catarina porque deu um bom contributo a atividade (Férias Coloridas). (Para o ano há mais, para quem é que não sabemos…)

 

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 225/2021)

Rogério Cação: partiu um amigo da CERCIMIRA

Ontem faleceu o Prof. Rogério Cação, Vice-Presidente da FENACERCI e Presidente da CERCIPENICHE.

Além de tudo o que representa a sua figura, pela marca que deixa na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e pela causa das organizações Cooperativas de solidariedade social, não podemos deixar de lamentar a partida de um amigo próximo da CERCIMIRA. Sempre nos esclareceu, sempre se disponibilizou, sempre nos desafiou a ser melhores.

Tomamos a liberdade de fazer nossas as palavras dos amigos da CERCIPENICHE: “Resta-nos a certeza de que continuaremos a construir as pontes como nos ensinou, com as armas dos afetos, da tolerância, do conhecimento, dos valores humanos. A lutar pelo que acreditamos e a fazer com isso um Mundo um pouco melhor, mais justo, mais inclusivo.”

Até sempre, Rogério Cação.

Férias Coloridas #4 – Candidaturas abertas

Até ao próximo dia 19 de julho estão a decorrer as candidaturas para a Colónia de Férias da CERCIMIRA!

O “Férias Coloridas” é dirigido a pessoas com deficiências e incapacidades, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes, proporcionando uma experiência de férias, com atividades de lazer, desporto e cultura. O projeto terá lugar em Portimão, no Algarve, entre os dias 28 de agosto e 18 de setembro deste ano.

O projeto vai ser realizado com todos os cuidados que a situação de epidemia COVID-19 nos exige. Serão cumpridas todas recomendações para a realização de campos de férias, bem como para a frequência de praias.

As candidaturas podem ser formalizadas na CERCIMIRA, de acordo com o regulamento.  Consulte também o nosso aviso de abertura, que tem mais informações relevantes.

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 225/2021)

Ontem foi dia de homenagem!

O nome do pavilhão desportivo da CERCIMIRA ficou ontem oficialmente dedicado à memória de Eduardo Jorge de Moura Barreira.

Falecido no passado dia 3 de Dezembro, o saudoso Técnico de Serviço Social, Diretor e amigo da CERCIMIRA foi recordado, por entidades e por amigos, como uma pessoa digna dessa homenagem, pelo seu humanismo, competência, simplicidade e dedicação à causa das pessoas com deficiência e incapacidade. Ontem, completaria 57 anos de idade.

Ouviram-se testemunhos sentidos e uma das canções favoritas do homenageado. Foi um momento de encontro e de partilha, que nos deixou muito felizes. Como disse uma amiga, “hoje, os corações tiveram direito à voz”. O Eduardo estará sempre connosco.

Aqui ficam algumas fotos do evento!

31 de março vamos reunir!

Estão a ser distribuídas as convocatórias para a próxima assembleia geral da CERCIMIRA, agendada para dia 31 de março, quarta-feira, com o início previsto para as 18h00. Passe a palavra!

Na agenda teremos o relatório anual e contas de 2020 e o nosso plano estratégico 2021-2024.  Consulte aqui:

Esta assembleia decorre no espaço do pavilhão desportivo da CERCIMIRA, cumprindo as recomendações de distanciamento social, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial.

Campanha IRS Solidário 2021

Preencha a sua declaração com o NIF da CERCIMIRA, ou ajude a passar a palavra!

Está na altura de entregar a declaração do IRS e pode consignar, sem custos para si, 0.5% dos seus impostos à nossa organização. É tudo muito simples:  basta indicar o número fiscal da CERCIMIRA no campo 11 da sua declaração:

500 797 129.

Um número pequeno, mas uma grande ajuda. Divulgue a nossa mensagem!