Arquivo da Categoria: A Cercimira

Fomos aos Jogos sem Fronteiras!

A nossa equipa participou à séria nesta brincadeira que o Município de Mira organizou, no passado fim de semana, para fomentar o convívio entre as associações e organizações locais.

Foram momentos de grande diversão, em que os outros participantes foram verdadeiros compinchas, sempre a apoiar e a incentivar a nossa equipa. Obrigado, então, à organização por estes momentos inesquecíveis!

Fomos até à lua…

Nos passados dias 16 e 17 de julho, fomos até à Quinta do Caimão, na Lousã, para acampar em grande estilo!

A atividade “Acampar ao Luar”, inserida no projeto ActivARCIL, proporcionou momentos de muita diversão: fizemos uma caminhada noturna, cantámos e dançámos, fizemos jogos de aventura e descoberta e espreitámos a lua por um telescópio enquanto o eclipse nos deslumbrou com uma magnifica noite.

Usufruímos de uma noite de lua cheia e muita interação com a Natureza. E ainda recebemos, pela meia-noite, as formigas, grilos e mosquitos que nos acompanharam no conto de histórias e nos cânticos “à volta da fogueira”. Estivemos na companhia da ARCIL (entidade promotora do projeto), a ADFP, APCCoimbra, APPACDM de Anadia, a CERCICAPER de Castanheira de Pera e o CEERIA de Alcobaça.

Levámos connosco a vontade de voltar… talvez planeando um convívio mais saudável com os mosquitos e formigas. Muito obrigado aos amigos da ARCIL!

… E O ITEM! SOLIDÁRIO DO MÊS É: COMPOTA

Este mês, em destaque na loja solidária iTEM!:

As compotas são conservas de frutas ou de outros vegetais, como o tomate e a cenoura, cozidos aos pedaços em açúcar e algum líquido, que pode ser água ou sumo de fruta. As compotas podem ser usadas como sobremesa, para misturar com iogurte ou gelado, para rechear bolos ou outros doces, ou como complemento de pratos salgados.

Fonte: wikipedia em https://pt.wikipedia.org/wiki/Compota

Visite a CERCIMIRA e a nossa loja solidária iTEM!

Nós temos todo o gosto!

Os Polk vieram ao jardim!

Um fim de tarde diferente do habitual: os Polk montaram a cena no nosso jardim, vieram os nossos Clientes, Pais, Familiares e Colaboradores e foi uma festa.

A visita estava prometida desde que algures, numa bela noite, os Polk foram surpreendidos pela alegria e boa disposição de alguns dos nossos Clientes. Ontem cantaram e alegraram a tarde com as suas danças e canções, tendo recebido uma lembrança especial dos novos amigos: um pirilampo para o colete.

O nosso obrigado aos Polk e até qualquer dia!

foram UNS belos petiscos!

No sábado passado realizou-se o São Pirilampo Mágico – 8.º Festival do Petisco. A CERCIMIRA abriu as portas e foi visitada por aproximadamente mil pessoas, entre amigos, familiares e Clientes.

Houve tempo para petiscar e para dançar, mas quem veio também não se vai esquecer das atuações fantásticas do nosso Grupo de Expressão Dramática, dos palhaços Lélito e Pancrácio e dos Gaiteiros da Presa, além do caríssimo Amadeu Mota, que continua em grande forma!

Fica o nosso agradecimento aos nossos Colaboradores e voluntários, que tudo fizeram para que este dia corresse pelo melhor, bem como a todos os que nos visitaram. Para o ano, cá estaremos novamente para homenagear o São Pirilampo Mágico.

Procure na nossa galeria as imagens do dia!

Jornadas Desportivas 2019

Foi a 29.º vez que se organizaram Jornadas Desportivas na CERCIMIRA. Como habitualmente, a receita foi cozinhada com sucesso, tendo resultado em experiências inesquecíveis para os mais de 300 participantes.

Fica o nosso agradecimento às entidades que apoiaram a iniciativa, nomeadamente a Junta de Freguesia do Seixo e a Câmara Municipal de Mira, bem como a todas as nossas queridas congéneres que fizeram questão de estar representadas: CERCIVAR, de Ovar, CEERDL, das Caldas da Rainha, APPACDM de Anadia, CASDC de Santa Catarina, o CSPREC, de Recardães, a CERCIPOM, de Pombal, a CERCICAPER, da Castanheira de Pêra, a Casa Santa Isabel, de São Romão e a A2000, de Santa Marta de Penagueão.

Passe aqui pelas nossas galerias, para ver algumas imagens das atividades realizadas. Para o ano, a festa vai ser ainda melhor!

… E O ITEM! SOLIDÁRIO DO MÊS É: GRELHADOR

Este mês, em destaque na loja solidária iTEM!:

Grelhador ou Churrasqueira: É o principal utensílio culinário utilizado nos churrascos. É um tipo de fogão em que toda a superfície superior é uma grelha colocada sobre uma fonte de fogo aberto, que pode ser lenha, carvão (o mais comum), gás ou mesmo electricidade…

Fonte: wikipedia em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Churrasqueira

Visite a CERCIMIRA e a nossa loja solidária iTEM!

Nós temos todo o gosto!

6 de julho abrem-se as portas!

Tem a agenda a postos? No próximo sábado, dia 6 de julho fazemos as despedidas ao Pirilampo Mágico deste ano, com o 8.º Festival do Petisco! Para esta festa, quantos mais, melhor!

Confiando na sabedoria e na boa-aventurança dos Santos Populares e do nosso São Pirilampo Mágico, teremos bom tempo e uns petiscos deliciosos para um fim de tarde entre família e amigos!

O programa das festas começa com a abertura das portas pelas 16h00. Logo a partir dessa hora poderá vir provar os petiscos e visitar a nossa exposição de trabalhos. Como habitualmente, teremos um espaço dedicado aos mais novos, com brincadeiras, pinturas e muita animação. Pelas 19h00, junto ao Palco principal  teremos uma atuação do nosso Grupo de Expressão Dramática e, por fim, o caríssimo Amadeu Mota dará os tons para a dança do arraial pela noite fora.

Fale com os nossos Colaboradores para reservar o seu bilhete, ou então, ligue e converse connosco!

Brincar no ferro velho…

O Grupo de Expressão Dramática da CERCIMIRA estará em tournée pelo concelho de Mira, Vagos e Cantanhede durante o mês de junho, pelas creches, escolas e/ou centros sociais, no âmbito da campanha Pirilampo Mágico 2019.

“Brincar no ferro velho” é o teatro que retrata a recriação de novas brincadeiras, marionetas e instrumentos musicais. O objetivo é sensibilizar para o mal que o lixo está a fazer a toda a natureza e como o podemos reverter.

No elenco deste teatro ganham destaque as marionetas gigantes, feitas com material reciclado, que representam os irmãos Troop, bem como as marionetas em construção fobótica (à base de plásticos velhos, latas, cobres e ferro): a Botox, a Marioks e o Galop. Existem ainda as marionetas de luz que representam o Afonso e a sua família (mãe Zarraqueta e pai Fonseca). É ainda de destacar os fantásticos figurinos que estão vestidos a rigor, muito reciclados.

A história relata a vida do Afonso, uma criança que vivia triste por não ter brincadeiras criativas como as de antigamente, que o avô lhe contou que existiam, aquelas que deixavam as crianças divertidas e felizes. Ao contrário disto, o Afonso sentia-se sozinho, porque não tinha amigos para brincar e porque a família passava muito tempo ocupada a “produzir lixo”. O mundo não parava de produzir e consumir e o Afonso ficava acorrentado a esse ciclo, insaciado.

Até que um dia ele se transforma numa marioneta! Sim, ele transforma-se. Depois disso só foi preciso um fantocheiro e a imaginação do pirilampo mágico: logo surgiram novas ideias para reverter este seu micromundo e conquistar a plateia, com todos os efeitos cénicos e visuais reciclados que este espectáculo proporciona.

Abram o pano para eles!