Arquivo da Categoria: Novidades

O nosso CAO foi correio de natal!

Foi uma breve visita solidária, para um abraço de amizade e de força, numa altura em que a empresa Leal e Soares renasce das cinzas e vai, pouco a pouco, retomando a sua atividade quotidiana. Mas o motivo desta visita, tem mesmo de ser bem contado.

Há meses atrás, a empresa Leal e Soares demonstrou a intenção de assinalar a época natalícia junto dos seus clientes e amigos, com a oferta de um produto solidário da loja iTEM! da CERCIMIRA. Pretendiam oferecer uma lembrança simples e alternativa, que fosse produzida com a colaboração dos nossos Clientes e em quantidade suficiente para chegar a todos os destinatários. Difícil, mas não impossível.

Também é preciso dizer que, desde o passado mês de Maio e ao abrigo de um acordo de parceria com a CERCIMIRA, decorre nesta empresa uma experiência ocupacional que está a ser, simplesmente, maravilhosa para os nossos Clientes. Semanalmente, há um grupo do nosso Centro de Atividades Ocupacionais que vai até à Leal e Soares, onde experimenta como é o ambiente de um trabalho a sério.

Antes que alguém se ponha a pensar mais ao lado sobre estas circunstâncias, é bom que se diga que não: isto não é trabalho, nem é trabalho não remunerado. A atividade proposta é voluntária e ocupacional, tem o acordo da pessoa e dos seus significativos, não tem qualquer objetivo produtivo, não tem riscos de segurança.

O que tem é de benefício para os participantes: enquanto fazem a rotulagem de produtos e a pesagem de adubos com a devida supervisão, vestem a bata da empresa e sentem as responsabilidades, partilham um novo território, em que se sentem valorizados e reconhecidos. Em troca, os participantes contam com umas visitas periódicas a um restaurante local, para uma refeição entre amigos e na comunidade. Como toda a gente faz.

O certo é que o incêndio do passado mês de Outubro, que felizmente passou ao lado da CERCIMIRA, reduziu a escombros a grande parte das instalações desta empresa. E, literalmente, de um dia para o outro, as prioridades transformaram-se em função das perdas e das vidas afetadas.

Ainda assim, os nossos parceiros não baixaram os braços. Ainda assim, encontraram forças para reerguer a sua atividade. Ainda assim, não quiseram interromper a visita semanal dos nossos Clientes.

Assim, foi com todo o gosto que lá fomos oferecer uns postais, representados pelo Fernando, pela Célia e pela Adriana, talvez já com um pouco de natal no coração. Porque a solidariedade é um dos nossos valores e a época também se faz destes momentos.

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

E não é que a vitória foi nossa?

O futebol tem destas coisas apaixonantes. A equipa de atividade adaptada da CERCIMIRA trouxe o primeiro lugar do encontro nacional, realizado pela ANDDI em Famalicão, no passado Sábado, dia 18.

Mas não se pense que os atletas não suaram a camisola… aliás, a vitória só foi confirmada através da lotaria das grandes penalidades, frente aos nossos “vizinhos” da delegação da APPACDM da Tocha. O resultado foi 6-5, depois do empate a dois golos no tempo regulamentar e, claro está, depois das vitórias frente ao Clube de Gaia e à APPACDM de Viseu.

Parabéns, portanto, a estes campeões! A ANDDI publicou imagens do evento, que podem ser vistas aqui.

Paralelamente, também se realizou o 12.º Torneio de São Martinho, e aqui, a CERCIMIRA não foi além do quinto e último lugar. Claro que, o que importa é participar!

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

“Empowerment” para Pais e Encarregados de Educação

No passado dia 28 de Outubro realizou-se mais uma ação de sensibilização para familiares: foi sobre Empowerment… em casa!

Contámos com sala cheia para um debate que se queria participativo… e assim foi! Com a ajuda de pequenas filmagens que retratavam o dia-a-dia de alguns clientes nas suas casas (caras bem conhecidas do nosso CAO), promoveu-se a reflexão sobre este tema tão importante.

As famílias tiveram oportunidade de partilhar experiências, acontecimentos e situações onde fomentaram ou inibiram este processo de empowement… Nas filmagens os familiares tiveram igualmente oportunidade de ver um exemplo de reunião do nosso grupo de Auto-representantes. Foi um momento bastante interessante pois alguns dos presentes desconheciam a existência deste grupo no CAO da CERCIMIRA. Constataram a importância que a nossa Organização dá à opinião dos nossos clientes, nomeadamente às suas sugestões de melhoria para o funcionamento da Organização. Claro que, a mensagem principal foi que o “Empowerment” começa em casa.

O lanchinho servido no final do encontro na nossa Residencial foi igualmente um agradável momento… até porque no meio de comes e bebes, a conversa flui com mais naturalidade. O nosso obrigado a todos os Pais presentes! Para o ano há mais…

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Bacalhau e ovos moles: muito para aprender!

Sabia que o nosso fiel amigo está bem representado, ao vivo e a cores, no aquário do Museu Marítimo de Ílhavo? E já agora, sabia que o prazo de validade dos ovos moles é de doze dias? Pois é. Estes e outros apontamentos foram bem registados no grupo de formandos da CERCIMIRA que andou em visita de estudo, no passado dia 27 de Outubro.

O dia começou precisamente no Museu Marítimo de Ílhavo, onde o nosso grupo ouviu um pouco da história da pesca do bacalhau, nomeadamente sobre a vida difícil dos pescadores que se entregavam a esse ofício. A visita ao museu, foi complementada com a passagem pelo navio Santo André, atracado nas docas do jardim Oudinot para mostrar como as técnicas de pesca do bacalhau e as condições de trabalho evoluíram bastante. Depois, o grupo foi até Aveiro, à Oficina do Doce, assistir a uma demonstração, muito bem explicada, sobre ovos moles, a sua história e a forma de confeção. Docinho, docinho.

Aqui estão algumas imagens da nossa visita!

O nosso agradecimento ao município de Cantanhede pela cedência do transporte!

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Começou a nossa época desportiva!

E desta vez, o Pavilhão Municipal de Mira acolheu a disputa a 9.ª Taça de Portugal da ANDDI. A vitória foi novamente para o Clube de Gaia, que disputou a final com o FC Porto. A CERCIMIRA ficou com um honroso terceiro lugar, tendo perdido a primeira eliminatória por 4-1, contra o FC Porto e vencido o pódio frente aos amigos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Paralelamente, decorreu também o primeiro encontro de atividade adaptada da época desportiva, também de Futsal. Aqui, a CERCIMIRA esteve ao mais alto nível, tendo trazido o troféu para a nossa casa.

Mais do que assinalar as vitórias e derrotas, foi certamente uma belíssima manhã de desporto para recordar!

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Vamos falar sobre Empowerment?

“Empowerment” quer dizer dar poder. Para nós, significa apoiar a pessoa com deficiência, para que tenha mais consciência das suas capacidades e maior controlo da sua vida. Também pensamos que esta filosofia deve começar em casa.

É com esta mensagem que vamos reunir pais e encarregados de educação, neste sábado, dia 28 de outubro. Teremos exemplos práticos e testemunhos na primeira pessoa, tanto de Pais, como dos nossos Clientes, que vão partilhar as suas experiências.

Claro que, no final, teremos um chá e um lanche partilhado. Assim, sempre se facilita a passagem da formalidade e das palavras caras, para as ações mais concretas e importantes do quotidiano.

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Jantar de beneficiência

A iniciativa é do Coro LeGatto e abre a terceira edição dos seus Dias da Música, no próximo dia 30 de setembro, com um jantar ao som da guitarra portuguesa: nada mais, nada menos que os grupos de fado “Desassossego” e “Insígnia”, ambos da seção de fado da Associação Académica de Coimbra.

Quanto ao jantar, será da responsabilidade do Restaurante Milénio e consta de entradas, sopa, lombo assado no forno, sobremesa e bebida da casa.

Assim, não faltam motivos para participar! Pode informar-se junto de qualquer membro do Coro Legatto ou enviar mensagem para o  perfil do grupo no Facebook.

Desde já, fica o nosso agradecimento ao Coro LeGatto, por se terem lembrado da nossa organização e da nossa causa!

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Formação Snoezelen

Dia 23 de setembro, vamos acolher a formação da ZENSenses, para conhecer melhor a abordagem Snoezelen nos ambientes de estimulação multisensorial!

Será uma oportunidade para melhorar as nossas competências e para explorar melhor este recurso. Esta formação interessa a qualquer técnico que queira explorar a abordagem Snoezelen, que basicamente consiste em proporcionar aos destinatários alguns momentos de bem-estar e de relaxamento, através da interação com estímulos sensoriais, num ambiente controlado.

 

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Adeus, São Pirilampo! Para o ano, há mais…

Cumpriu-se a tradição no passado sábado: mais uma tarde bem passada, com música e animação, bons petiscos e sobremesas, entre amigos e conhecidos. Foram mais de oitocentas pessoas que passaram pelo VI Festival do Petisco – São Pirilampo Mágico!

O nosso obrigado a todos os que nos visitaram e contribuíram para o sucesso deste momento. Aqui, pode ver algumas imagens do nosso dia.

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!

Um lembrete…

O agosto passa depressa,
mas se agora bem me lembro,
o São Pirilampo na Cercimira
é já dia 9 de setembro!

Não faltes: arraial, animação, petiscos e exposição.
Uma receita ideal, até porque ainda será verão!

Procura os bilhetes junto dos nossos Colaboradores! E já temos cartaz!

Se lhe gostou deste conteúdo, partilhe!