Arquivo da Categoria: Novidades

Hoje estamos mais sozinhos.

A CERCIMIRA participa o falecimento do Dr. Eduardo Jorge de Moura Barreira, ocorrido hoje.

O Dr. Eduardo iniciou o seu percurso profissional na CERCIMIRA, em 1990, como Técnico de Serviço Social e Coordenador do Centro de Atividades Ocupacionais. Entre 1993-1996 integrou os Órgãos Sociais da CERCIMIRA, como Presidente da Assembleia Geral. Desde 1996 e até à data representou a direção da CERCIMIRA em diversos cargos, nomeadamente como Secretário da Direção, Presidente da Direção, Presidente do Conselho de Administração e Vogal. Representou também a CERCIMIRA nos Órgãos Sociais da FORMEM – Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

A CERCIMIRA lamenta profundamente a partida de um líder e de um amigo, que deixa um legado de exemplo e de determinação na defesa das pessoas com deficiência, neste dia simbólico de 3 de dezembro.

O funeral realiza-se na Igreja do Seixo de Mira, amanhã, dia 4 de dezembro pelas 11h00.

Até sempre, Eduardo.

Bem-vinda, Milka!

Chama-se Milka:  é uma Labrador, com um pelo cor de chocolate e cheia de charme. Hoje fez a sua primeira aparição na CERCIMIRA, para uma sessão de  apresentação, em que sobraram os mimos!

Na verdade, a Milka é o centro das sessões de Terapia Assistida por Animais que a partir de hoje serão realizadas no nosso Centro de Atividades Ocupacionais e na nossa URBE, pela Dr.ª Sílvia Peça, com o apoio da nossa Terapeuta Ocupacional, Dr.ª Joana Vidal.

No geral, estas sessões têm por objetivo proporcionar momentos de empatia e de bem-estar, contribuindo para melhorar as condições físicas e mentais dos participantes (1).  Como funciona? Simples: quando uma pessoa gosta de animais e interage adequadamente com eles, foca-se nas sensações positivas desse momento que está a viver; e isso é bom!

A Milka vai passar duas vezes por semana e já deixou amigos e saudades…

(1) Therapy Dogs International. Associate Member’s Guide. 9th ed. Flanders, NJ: Therapy Dogs International; 2008.

Férias Coloridas 3 – Relato do último turno

Mais uma semana de experiências inesquecíveis, é o que fica da história contada pela repórter Isabel Garcia sobre a sua semanada de Férias Coloridas…

Segunda-feira 21/09/2020: No dia 21/09 parámos em Mirandela para almoçar Hambúrguer com batata frita e chegámos a Macedo de Cavaleiros, ao Ecopark Azibo e telefonámos aos pais. Depois do jantar fomos à cidade de Macedo de Cavaleiros tirar fotografias, junto das estátuas e das letras do nome da cidade.

Terça-feira 22/09/2020: Na terça-feira tomámos o pequeno-almoço e depois fomos conhecer o Museu dos Caretos, em Podence, quando saímos do museu passeámos pelas ruas e tirámos fotos aos desenhos dos caretos nas paredes e portas das casas. Depois do almoço fomos aprender a fazer e a pintar as máscaras de lata, que são usadas pelos caretos, no fim da atividade trouxemos para casa as nossas máscaras. Depois do jantar ficámos em casa a jogar e comemos bolachas. Foi um jogo de equipa, muito divertido e engraçado e os vencedores foram o Filipe, o Honoré e o André, que ganharam uma massagem.

Quarta-feira 23/09/2020: Na quarta-feira de manhã fomos ao Hotel SPA Alfândega da Fé e durante o caminho parecia que estávamos a entrar com a carrinha pelas nuvens. No Hotel fomos andar no elevador, visitámos as piscinas, o banho turco, a sauna e vimos a paisagem e tirámos muitas fotos lindas. Quando chegámos ao Hotel ofereceram natas e uns sumos e também almoçámos por lá. À tarde voltámos para casa e fomos lanchar, depois fizemos um peddy paper no Ecopark do Azibo, com a Patrícia. À noite fizemos um Karaoke, dançámos e estivemos muito divertidos.

Quinta-feira 24/09/2020: Na quinta-feira de manhã fomos andar de barco no rio Azibo e ver as paisagens e deram sumos e croissants para comermos. Nesta manhã estava muito vento, mas a viagem foi divertida, vimos a garganta do diabo, uma garça-real e o Ecopark do Azibo. Viemos almoçar a casa os cachorros com batata frita, milho, cenoura, alface, tomate, couve-roxa e molhos. Depois do almoço fomos ao Convento de Balsamão, onde visitámos o altar e tirámos fotos, vimos as paisagens e o miradouro e lanchámos por lá a disfrutar da vista. Depois do jantar ficámos por casa a ver um filme do Mister Bean, com pipocas, línguas-de-gato e muitas gargalhadas.

Sexta-feira 25/09/2020: Dia 25/09 fomos até à praia da Ribeira e estava deserta. Estava também muito frio e tivemos que usar as toalhas de praia para nos aquecermos. Mas brincámos muito na areia, com as abelhas e ainda fomos molhar os pés na água que estava quentinha. Almoçámos por lá e à tarde fomos ver uns homens estátua e o mimo, que nos animaram a tarde toda, fizemos um espetáculo só para nós e tirámos uma foto com eles. Foi um momento de muita brincadeira e gostámos muito. À noite fizemos o jogo dos copos e bebemos muito sumo e fizemos brincadeiras pelo meio.

Sábado 26/09/2020: No sábado fomos ao jardim zoológico a Vinhais e conseguimos ver os animais todos, os que mais gostámos foram os burros, as galinhas, os patos e o cão porque foram os que deram mais miminhos. Almoçámos pizzas ao meio dia e depois fomos ao museu dos porcos, mas o que gostámos mesmo foi de tirar fotos no jardim em frente, porque tinha um repuxo e árvores. À noite estávamos muito cansados e cantámos algumas músicas na viola.

Domingo 27/09/2020: No domingo fomos ao Miradouro do Picote e a paisagem era linda, tirámos muitas fotos, vimos uma águia a voar para cima, foi dos sítios mais lindos que já vimos. Ficámos lá o dia todo, porque era muito longe e depois de lanchar viemos embora. No jantar deram-me uma prenda, porque eu ajudei muito e foi merecida e eu gostei muito; nós da CERCI demos uma prenda à Patrícia porque ajudou muito os 3 grupos com as refeições, nas atividades e estava sempre bem disposta para nós. Ainda tivemos tempo para um brinde com “Champanhe”. À noite vimos os vídeos e as fotos que tirámos toda a semana e gostámos muito. E queríamos mais duas semanas para ficar no Hotel SPA. Aqui ficam algumas imagens!

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 399/2020).

Férias Coloridas 3 – Relato do Turno 2

O rigor e os factos, relatados pelo repórter Luis Garrucho, contam como foi o segundo turno do projeto Férias Coloridas 3.

14/9. Dia de viagem. Carregamos a carrinha com as malas, saímos às 9h30 e chegámos às 16h a Macedo de Cavaleiros, ao ECOPARK do Azibo.

15/9. Praia da Ribeira – Albufeira do Azibo. O grupo chegou a praia eram 10h30. Estivemos a apanhar sol um pouco e depois fomos à água. Divertimo-nos bastante. Depois fomos almoçar: sandes de fiambre e tomate e alface e também sandes de hambúrguer que sobraram da viagem. Pelo meio da refeição tivemos duas visitas de abelhas nas sandes do Luís e do Amílcar. Tivemos de andar à caça delas para almoçarmos descansados. Depois de almoço, após o alívio das necessidades fisiológicas, voltámos ao areal e alguns de nós foram fazer uma caminhada pela praia. Quando voltaram, fomos de novo à água. Depois saímos para lanchar e viemos embora. Havia compras para fazer, banhos para tomar e o jantar para comer. Ao chegar ao alojamento, conversámos um pouco com a responsável do ECOPARK, a simpática Patrícia, e depois houve uma sessão de cinema, com o filme chamado o 7 Pecados Rurais.

16/9. Tomamos o pequeno almoço às 9h30 e saímos pelas 10h do ECOPARK para dar uma volta de barco. Foi pelas 11h, mais ou menos, o passeio pelo Azibo, com os responsáveis Acácio costa e Ângela Costa. O passeio foi muito bom e relaxante, até nos deram um sumo e um croissant a meio da viagem. Chegámos ao destino às 12h34 para almoçar na Praia da Pegada: arroz com salchicha, salada e azeitonas. Às 16h40 saímos para a Praia da Ribeira- Azibo, fomos andar de karts de pedal até perto das 18h. Depois fomos todos tomar banho, para o jantar: massa com carne picada. Depois foi noite de Tom e Jerry.

17/9. De manhã tomámos o pequeno almoço às 9h30 e depois fizemos um pedi-paper e uma pelada com uma bola, também um jogo do tiro ao alvo até perto das 13h30. Depois, comemos frango assado com salada sumos e fruta (foi melão). Após a refeição, arrancámos para Podence e pelas 14h40 fomos ver a Casa do Careto que tem o Museu do Careto de Podence. Às 15h40 estava a chover a potes e trovoada. Então, ficámos a espera que parasse para visitar Podence. Vimos as ruas todas de casas típicas de Trás-os-Montes, vimos a igreja da Nossa Senhora da Purificação na aldeia e também conversámos com um senhor que pertence aos Caretos. Depois da visita fomos até a carrinha para lanchar e voltar para o ECOPARK. Tomámos banho e o jantar foram filetes com batata e como sobremesa mousse. Hum, que bom, pá!

18/9. Tomámos o pequeno almoço às 9h30 e saímos para visitar os jardins do Hotel Spa Albufeira da Fé às 10h00, que tem uma bela piscina e umas paisagens espetaculares. Depois voltámos para almoçar no ECOPARK às 13h30. O almoço foi salada russa e saímos às 16h para visitar o Convento de Balsamão e saímos às 17h40. Ao chegar, tomámos banho e jantámos às 20h arroz com frango e cogumelos. Depois houve uma sessão de karaoke. A estrela da noite foi o Armando que pela primeira vez cantou! Nunca tal se viu! A sessão acabou às 00h00.

19/9. Neste dia levantámos às 7h00 da manhã e tomámos o pequeno almoço às 8h30. Pelas 9h00 saímos a visitar o Parque Biológico de Vinhais, só que chegámos lá e começou a chover muito. Não chegámos a ver muito, mas fizemos algumas recordações. Viemos embora para o alojamento almoçar, depois fomos jogar as cartas e jogámos ao tiro ao alvo até à hora de tomar banho. Às 20h jantámos e fizemos uma noite de karaoke com a estrela residente Armando e discos pedidos. Depois fomos dormir.

20/9. Tomámos o pequeno almoço às 9h para sair às 10h30 para Podence, onde fomos fazer uma máscara de careto. Depois, fomos almoçar ao Miradouro de São Bartolomeu e tentámos ir ao castelo, mas não foi possível. As ruas são demasiado apertadas e com muitos declives para a nossa carrinha.  Viemos para o ECOPARK tomar banho e relaxar até ao jantar. Fizemos uma reflexão da semana 14 a 21 pontos positivos e negativos de cada um do grupo. No fim da noite estivemos a ver as fotos da semana toda. Chegou ao fim uma semana que se disfrutou a paisagem magnífica e atividades espetaculares, p­á!

21/9. Tomámos o pequeno almoço o mais tarde para descansarmos para a viagem de volta a CERCIMIRA. A seguir fomos ver umas pedras para trazermos de recordação e estivemos a fazer as malas, a arrumar e limpar as casas para o grupo que vinha a seguir. Depois do almoço, dissemos umas palavras de agradecimento à querida Patrícia. Viemos embora às 14h00.

AÍ ficam algumas fotos!

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 399/2020)

Férias Coloridas 3 – O relato do Turno 1

Na ponta da caneta da repórter Sandra Silva, eis um relato rigoroso das experiências do primeiro grupo de participantes no projeto Férias Coloridas 3.

Segunda-feira 07/09/2020: saímos da CERCIMIRA por volta das 9h30 da manhã para uma colónia de férias, para Macedo de Cavaleiros. Durante a viagem parámos duas vezes pelo caminho para descansar e ir à casa de banho e ao café e almoçar. Chegámos ao Macedo de Cavaleiros por volta das 16h30. Com primeiro grupo da colónia de férias almoçámos no sítio da praia fluvial de Mirandela. Antes de entrarmos em casa tivemos de estar meia hora à espera até darem ordem para entrar. Entrámos em casa e estivemos a arrumar as nossas coisas, as nossas roupas e tomámos banho e descansar enquanto outros foram às compras. Fomos jantar às 20h30. No fim do jantar fomos à noite passear a Macedo de Cavaleiros e foi bonito e tirámos fotos.

Terça-feira 08/09 /2020: hoje, no fim de acordar, o nosso grupo arranjou-se com as ajudas habituais. Uns precisam de ajuda e outros não. Às 9h da manhã tomámos o pequeno-almoço e no fim fomos visitar o museu de Salselas e foi bonito. Depois viemos para a praia fluvial Fraga da Pegada e eu gostei muito. Andámos na água com duas boias e fomos ao café beber um café, comer um gelado, descansámos, apanhámos banhos de sol e brincámos na água. Eu gostei muito.

No fim da tarde viemos a Macedo às compras. Enquanto uns foram às compras, outros foram encher as boias. Passámos pelo Pica-pau e estava fechado. Andámos à procura de frango assado para comer ao outro dia na praia. Fomos a um hipermercado e conseguimos, finalmente comprar os frangos assados. Voltámos para casa, para o ECOPARQUE, tomar banho e fazer as nossas higienes. Às 20h30 fomos jantar. No fim de jantar viemos ver um filme: “O Curral de Moinas”.  Lá tivemos de fazer pipocas e ouvir o filme, comemos as pipocas. Durante este dia tirámos fotos e fizemos vídeos.

Quarta-feira 09/09/2020: Acordámos, arranjamo-nos e fomos tomar o pequeno-almoço. Fomos ver um museu do azeite no Solar dos Cortiços que foi fundado em 1748. Depois viemos à praia fluvial a Mirandela almoçar. Mas vimos que a água da praia não estava em condições e viemos para a praia Fraga da Pegada. Viemos mais cedo para fazer o jogo de caça ao tesouro que a Patrícia do ECOPARQUE do Azibo nos tinha preparado. Jogámos o jogo que foi dentro do Ecoparque, que é o sitio onde estamos nesta colónia de férias. Fomos fazer a nossa higiene, tomar banho, etc. Fomos jantar, no fim, jogámos um jogo que a nossa Tatiana preparou enquanto a Fabiana preparou o almoço para o outro dia. Alguns clientes puderam ajudar. O jogo foi engraçado, comemos alguns biscoitos, bolachas, etc.

Quinta-feira 10/09/2020: Fomos andar de barco. O barco chamava-se Sun Azibo Cruzeiros. Tivemos dois condutores muito simpáticos que guiavam o barco. Eles chamavam-se Ângela e Acácio e eles são irmãos. A volta do barco demorou por volta de uma  hora. Nessa volta vimos muita coisa, vimos sobreiros com cascas e sem cascas, muitas árvores, vimos o nosso Ecoparque onde estamos a viver. Os condutores estiveram a explicar que a cortiça dos sobreiros tira-se de 9 em 9 anos. E nós vimos a cortiça tirada dos sobreiros, que ficam cor de laranja. A Ângela e o Acácio deram um lanche que foi um croissant e um sumo. No fim disto tudo viemos pela praia fluvial da Ribeira, achámos que a praia é grande, tem muitas coisas à venda, café, muitas sombras das árvores, tem o parque infantil, etc., nessa mesma praia o acesso para a água tem pedras mas é uma praia bem fixe. Depois viemos fazer o passeio de kartes de pedal, na mesma praia. Gostámos muito. Uns guiavam sozinhos, outros acompanhados, os Kartes têm dois pedais, outros têm só um. Quem estava a fazer isso era a Ângela que nós conhecemos de manhã. Depois fomos outra vez à mesma praia, onde nós lanchámos, tomamos banho e brincámos muito. Enquanto uns foram às compras, enquanto outros ficaram na carrinha, por causa do Covid. Depois, viemos para jantar e fazer a nossa higiene, quanto se preparou o almoço para o dia seguinte. Depois para acabar a noitada fizemos Karaoke. Nós gostámos muito. Foi muito divertido. Tirámos fotos.

Sexta-feira 11/09/2020: Nós hoje fomos à praia da Ribeira, onde nós tomámos banho na água, brincámos muito, descansamos. Tomámos o almoço e lanchámos bolas de Berlim. Todos os dias brincámos na água com boias e jogámos água uns aos outros. À ida para casa fomos abastecer a carrinha nas bombas e viemos por ruas que o GPS mandou. Também foi assim, conhecemos ruas novas e encontrámos uma manada de vacas. Chegámos a casa onde tomámos banho e jantámos. Acabámos a nossa noitada com a Tatiana a tocar viola e nós a cantar. Eu comi alguns biscoitos e bebi sumo.

Sábado 12/09/2020: Fomos ao Parque Biológico de Vinhais. Vimos animais: javalis, raposas, burros, porcos, galinhas, etc. Fomos ao Parque Verde dos Ofícios e até almoçámos lá perto. Fomos fazer um piquenique. Só fomos lá dentro para ir à casa de banho. Depois fomos ao Centro Cultural de Vinhais ver as exposições, fomos ao Centro Interpretativo do porco e do fumeiro e à Casa da Vila. Foi um bocado cansativo mas foi um dia fixe, eu gostei de tudo. Viemos para o Ecoparque e lanchámos as bolas de Berlim e jogámos às cartas e ao tiro ao alvo. Ainda tirámos uma fotografia ao pôr-do-sol. À noite, no fim do jantar jogámos ao jogo do “bebe”, com groselha e alguns biscoitos, amendoins e tremoços. Também havia o jogo de desafios e foi fixe.

Domingo 13/09/2020: Fomos ao Museu dos Caretos. Gostámos e tirámos fotos. Vimos os Caretos e a exposição. Tirámos foto ao grupo todo. Fomos até Bragança ver o Castelo, mas não podemos entrar por causa de estarem lá muitas pessoas sem máscara, por causa do Covid. Mas tirámos uma foto na entada. Fomos até ao Miradouro de São Bartolomeu, onde almoçámos Pizzas. A paisagem era bonita e a comida era boa. Depois viemos até à praia da Ribeira, porque foi a praia que gostámos mais, mas não tinham gelados. Tomámos um  banho rápido, porque o tempo não estava em ordem, começou a encobrir. Viemos para casa, fizemos as nossas higienes e fomos jantar. Para a última noite tivemos juntos no Karaoke. O nosso pequeno-almoço e o nosso jantar era servido pela Patrícia que está a trabalhar no parque do Azibo. Mas fomos tão bem servidos tanto no parque de Macedo de Cavaleiros como da parte da CERCIMIRA. Amanhã regressamos a nossas casas.

E foram assim as nossas férias na colónia de 2020. Aqui ficam algumas fotos.

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 399/2020)

Estamos a recrutar!

Está aberto um processo de recrutamento de um/uma Ajudante de  Ação Direta, para um horário de 37h semanais, em regime de turnos.  Passe a palavra!

As funções a exercer relacionam-se com o apoio ao Clientes do lar residencial URBE, para pessoas com deficiência e incapacidade, tendo em vista o seu acompanhamento geral, prestação de cuidados de bem-estar e atividades de lazer. Candidaturas até ao dia 29 de julho, inclusive. Mais informações no nosso aviso de abertura:

Ler aviso de abertura

Assembleia geral na agenda

Está na altura de apresentar o balanço de atividades e contas do ano de 2019. Assim, a nossa Assembleia geral está convocada para dia 26 de junho, às 16h30 (previsão de início pelas 17h30), nas nossas instalações.

Para assegurar as boas práticas de prevenção da disseminação da epidemia COVID-19, vamos preparar devidamente o nosso Pavilhão Desportivo para a reunião magna. Aos participantes, solicita-se que venham prevenidos com máscara de proteção. Será disponibilizado gel desinfetante de mãos e serão mantidas as distâncias de segurança.

Na agenda estarão ainda algumas alterações aos nossos regulamentos internos do funcionamento das respostas sociais CAO e URBE.

Aqui pode consultar o Relatório Anual proposto à aprovação.

Férias Coloridas 3 – Candidaturas abertas

Até ao próximo dia 26 de junho temos abertas as candidaturas para a Colónia de Férias da CERCIMIRA, será a terceira edição do projeto Férias Coloridas… com segurança!

A situação atual, de recuperação da epidemia COVID-19, exige uma ponderação cuidada das nossas ações em termos de riscos e benefícios. Na CERCIMIRA sabemos da importância que este projeto tem para as famílias e para as pessoas que apoiamos e, portanto, estamos na disposição de o realizar com toda a responsabilidade.

É por isso que pretendemos cumprir as recomendações já publicadas no âmbito da estratégia de desconfinamento, nomeadamente para a realização de campos de férias, bem como para a frequência de praias.

O “Férias Coloridas” é dirigido a pessoas com deficiências e incapacidades, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes, proporcionando uma experiência de férias, com atividades de lazer, desporto e cultura. O projeto terá lugar em Portimão, no Algarve, entre os dias 7 e 28 de setembro deste ano.

Consulte aqui o regulamento e aqui o aviso de abertura.

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 399/2020)

Parabéns, CERCIMIRA!

Com uma singela homenagem, à maneira tradicional, na nossa URBE assinalou-se a passagem do 42.º aniversário da CERCIMIRA. Com a distância e a reserva que o momento nos proporciona, há-de chegar o tempo de estar novamente com todos os amigos e toda a nossa família. Já faltou mais!

Obrigado aos nossos “Residentes” por terem marcado mais um 22 de maio, com muita e boa saúde!

IRS Solidário 2020

Se nos quiser ajudar, tanto pode preencher a sua declaração com o NIF da CERCIMIRA, como pode também passar a palavra!

É que está naquela altura do ano em que se faz a declaração de rendimentos. Como habitualmente, o Estado permite consignar a uma organização indicada pelo contribuinte parte do imposto sobre os rendimentos e do imposto sobre o valor acrescentado.

Tudo muito simples: basta indicar o número fiscal da entidade a quem se deseja consignar os impostos e o nosso é este:

500 797 129.

Para a CERCIMIRA, será uma grande ajuda. Passem a palavra!