Política de Recrutamento e Retenção

A presente política assume-se como um instrumento orientador da contratação dos recursos humanos necessários aos serviços prestados a pessoas com deficiências e incapacidades pela CERCIMIRA, referenciando o comportamento da Organização através dos seguintes pontos:

  1. As ações de recrutamento de recursos humanos decorrem, em primeira instância, da Política de Ética da CERCIMIRA, nomeadamente no que respeita à igualdade de oportunidades e não discriminação de qualquer espécie.
  2. O recrutamento de recursos humanos funciona no cumprimento e conformidade com a legislação nacional aplicável.
  3. O recrutamento de recursos humanos valoriza candidaturas espontâneas e experiências de estágio na organização, porém, relativamente às funções a desempenhar, considera sempre a habilitação formal, a adequação de conhecimentos, as capacidades, aptidões e competências, que são reconhecidos pela CERCIMIRA enquanto necessários para o exercício interno de funções e responsabilidades.
  4. A concretização da política de recrutamento evidencia-se pela transparência.
  5. A CERCIMIRA valoriza Colaboradores com espírito de iniciativa, responsabilidade, organização, capacidade de trabalho em equipa, dinamismo e sensibilidade para as questões relacionadas com a defesa dos direitos das pessoas com deficiências e incapacidades.

Os novos colaboradores são integrados na organização com o melhor acolhimento e apoio por parte dos pares, sendo-lhes assegurado o acesso à informação necessária a um desempenho bom ou excelente, que determina as condições de promoção e retenção, compatível com as necessidades da CERCIMIRA.

A propósito da retenção de Colaboradores, esta política estabelece ainda princípios fundamentais para assegurar a preservação e desenvolvimento do capital humano da CERCIMIRA, em termos da adequação e melhoria das suas competências e perfis profissionais às necessidades atuais e potenciais da Organização, em cumprimento da legislação aplicável, tendo em vista a prestação de serviços de qualidade a pessoas com deficiências e incapacidades.

Estão vertidos nesta política aspetos não apenas relacionados com as competências sociais e profissionais dos Colaboradores, mas também com a responsabilidade social da CERCIMIRA, enquanto entidade Cooperativa. Desta forma, a política de retenção adotada, fundamenta-se nas seguintes linhas orientadoras:

  1. Confiar no potencial de desenvolvimento pessoal de cada Colaborador, incentivando uma cultura de aprendizagem contínua de competências, tanto através dos pares, como através de contextos formais de formação, contando com a sua participação no diagnóstico e definição das prioridades da CERCIMIRA, na resposta às necessidades verificadas.
  2. Gerir Colaboradores com base no princípio da responsabilização, tendo como suporte a autonomia como competência individual para a tomada de decisões, de forma consciente e alinhada com a intervenção da CERCIMIRA.
  3. Avaliar com rigor e transparência o desempenho dos Colaboradores, tendo por base um conhecimento efetivo das competências avaliadas e das exigências para as funções desempenhadas, numa perspetiva dinâmica de desenvolvimento pessoal e Organizacional.
  4. Distinguir os Colaboradores que têm um desempenho excelente, pelo modelo de exemplo para os pares e contributo para a prestação de serviços da Organização.
  5. Apoiar a melhoria do desempenho dos Colaboradores, que por motivos vários, não correspondem às necessidades e expectativas da Organização.
  6. Disponibilizar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que reforce a motivação e a participação dos Colaboradores na missão e visão da CERCIMIRA.
  7. Apoiar Colaboradores em situações de necessidade eventual, de acordo com os princípios solidários da CERCIMIRA e os recursos disponíveis.
  8. Responder de uma forma atempada a sugestões dos Colaboradores.
  9. Partilhar informação relevante sobre o desempenho da CERCIMIRA, de forma a incentivar uma cultura organizacional de participação, envolvimento e co-responsabilização.

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