Férias Coloridas 3 – Relato do Turno 2

O rigor e os factos, relatados pelo repórter Luis Garrucho, contam como foi o segundo turno do projeto Férias Coloridas 3.

14/9. Dia de viagem. Carregamos a carrinha com as malas, saímos às 9h30 e chegámos às 16h a Macedo de Cavaleiros, ao ECOPARK do Azibo.

15/9. Praia da Ribeira – Albufeira do Azibo. O grupo chegou a praia eram 10h30. Estivemos a apanhar sol um pouco e depois fomos à água. Divertimo-nos bastante. Depois fomos almoçar: sandes de fiambre e tomate e alface e também sandes de hambúrguer que sobraram da viagem. Pelo meio da refeição tivemos duas visitas de abelhas nas sandes do Luís e do Amílcar. Tivemos de andar à caça delas para almoçarmos descansados. Depois de almoço, após o alívio das necessidades fisiológicas, voltámos ao areal e alguns de nós foram fazer uma caminhada pela praia. Quando voltaram, fomos de novo à água. Depois saímos para lanchar e viemos embora. Havia compras para fazer, banhos para tomar e o jantar para comer. Ao chegar ao alojamento, conversámos um pouco com a responsável do ECOPARK, a simpática Patrícia, e depois houve uma sessão de cinema, com o filme chamado o 7 Pecados Rurais.

16/9. Tomamos o pequeno almoço às 9h30 e saímos pelas 10h do ECOPARK para dar uma volta de barco. Foi pelas 11h, mais ou menos, o passeio pelo Azibo, com os responsáveis Acácio costa e Ângela Costa. O passeio foi muito bom e relaxante, até nos deram um sumo e um croissant a meio da viagem. Chegámos ao destino às 12h34 para almoçar na Praia da Pegada: arroz com salchicha, salada e azeitonas. Às 16h40 saímos para a Praia da Ribeira- Azibo, fomos andar de karts de pedal até perto das 18h. Depois fomos todos tomar banho, para o jantar: massa com carne picada. Depois foi noite de Tom e Jerry.

17/9. De manhã tomámos o pequeno almoço às 9h30 e depois fizemos um pedi-paper e uma pelada com uma bola, também um jogo do tiro ao alvo até perto das 13h30. Depois, comemos frango assado com salada sumos e fruta (foi melão). Após a refeição, arrancámos para Podence e pelas 14h40 fomos ver a Casa do Careto que tem o Museu do Careto de Podence. Às 15h40 estava a chover a potes e trovoada. Então, ficámos a espera que parasse para visitar Podence. Vimos as ruas todas de casas típicas de Trás-os-Montes, vimos a igreja da Nossa Senhora da Purificação na aldeia e também conversámos com um senhor que pertence aos Caretos. Depois da visita fomos até a carrinha para lanchar e voltar para o ECOPARK. Tomámos banho e o jantar foram filetes com batata e como sobremesa mousse. Hum, que bom, pá!

18/9. Tomámos o pequeno almoço às 9h30 e saímos para visitar os jardins do Hotel Spa Albufeira da Fé às 10h00, que tem uma bela piscina e umas paisagens espetaculares. Depois voltámos para almoçar no ECOPARK às 13h30. O almoço foi salada russa e saímos às 16h para visitar o Convento de Balsamão e saímos às 17h40. Ao chegar, tomámos banho e jantámos às 20h arroz com frango e cogumelos. Depois houve uma sessão de karaoke. A estrela da noite foi o Armando que pela primeira vez cantou! Nunca tal se viu! A sessão acabou às 00h00.

19/9. Neste dia levantámos às 7h00 da manhã e tomámos o pequeno almoço às 8h30. Pelas 9h00 saímos a visitar o Parque Biológico de Vinhais, só que chegámos lá e começou a chover muito. Não chegámos a ver muito, mas fizemos algumas recordações. Viemos embora para o alojamento almoçar, depois fomos jogar as cartas e jogámos ao tiro ao alvo até à hora de tomar banho. Às 20h jantámos e fizemos uma noite de karaoke com a estrela residente Armando e discos pedidos. Depois fomos dormir.

20/9. Tomámos o pequeno almoço às 9h para sair às 10h30 para Podence, onde fomos fazer uma máscara de careto. Depois, fomos almoçar ao Miradouro de São Bartolomeu e tentámos ir ao castelo, mas não foi possível. As ruas são demasiado apertadas e com muitos declives para a nossa carrinha.  Viemos para o ECOPARK tomar banho e relaxar até ao jantar. Fizemos uma reflexão da semana 14 a 21 pontos positivos e negativos de cada um do grupo. No fim da noite estivemos a ver as fotos da semana toda. Chegou ao fim uma semana que se disfrutou a paisagem magnífica e atividades espetaculares, p­á!

21/9. Tomámos o pequeno almoço o mais tarde para descansarmos para a viagem de volta a CERCIMIRA. A seguir fomos ver umas pedras para trazermos de recordação e estivemos a fazer as malas, a arrumar e limpar as casas para o grupo que vinha a seguir. Depois do almoço, dissemos umas palavras de agradecimento à querida Patrícia. Viemos embora às 14h00.

AÍ ficam algumas fotos!

O Férias Coloridas é co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP (Projeto 399/2020)